
Fique sabendo de tudo aqui no website FEMS .
A reunião do CFN, Conselho Federativo Nacional, que ocorreu entre 11 e 13 de novembro, promoveu importantes decisões e rumos para o Movimento Espírita Brasileiro.
Muitas reflexões e decisões importantes foram tomadas.
Para Mato Grosso do Sul, sem dúvida, há de ser um marco para a história do Espiritismo sul-mato-grossense, já que, depois de muito tempo de maturação, se chegou a uma conclusão de que seria importante diminuir as distâncias e integrar-se ao segmento regional a que, pela própria posição geográfica e mesmo pelos laços de cooperação que se consolidaram no tempo, seria muito mais fácil diminuir as distâncias, integrando-se à regional sul.
Na Regional Centro, a que Mato Grosso do Sul sempre esteve vinculado, recebendo tratamento acolhedor e distinção de muito apreço de todos os entes federativos que integram a Regional, da forma que deve ser na família espírita, pesavam alguns aspectos, como, por exemplo, a questão das distâncias e das vias de acesso mais difíceis.
Assim, depois de receber convite e de refletir quanto a uma alteração de vinculação regional, a FEMS terminou por apresentar a proposição, seguindo orientação da própria FEB, que foi aprovada na reunião do CFN de 2011.
Foi assim que Mato Grosso do Sul terminou por transferir-se da Comissão Regional Centro para a Comissão Regional Sul.
Com muita alegria e emoção, no dizer dos próprios confrades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, todos receberam a federativa sul-mato-grossense com muito apreço, como algo que já era aguardado.
A reunião do CFN de 2011 aprovou muitas coisas que já estavam sendo aguardadas, como, por exemplo, além de alterações no regimento interno do Conselho Federativo Nacional, a realização do 4º Congresso Espírita Brasileiro, a proposta de integração das áreas de atuação de Comunicação Social Espírita, Mediunidade, Atendimento Espiritual no Centro Espírita, Mediunidade, Assistência e Promoção Social Espírita e Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita nas reuniões das Comissões Regionais.
Na noite da sexta-feira, dia 11, os representantes das 27 Federativas Estaduais assistiram a uma palestra com José Raul Teixeira, que abordou os 150 anos de O Livro dos Médiuns.
No dia seguinte, sábado, dia 12, os conselheiros tiveram entrevista privativa com Divaldo Pereira Franco, oportunidade em que abordaram questões ligadas à direção de centros espíritas e de órgãos de unificação. Durante a realização da entrevista com Divaldo, Raul Teixeira psicografou inúmeras mensagens de Espíritos ligados ao Movimento Espírita Brasileiro, ensejando diversas orientações ao CFN.
No domingo pela manhã, a reunião foi encerrada com a apresentação de notícias acerca da Assistência e Promoção Social, que foram expostas pelo representante da FEB no CNAS, Conselho Nacional de Assistência Social, e apresentações sobre o Movimento Espírita Internacional – com esclarecimentos da TVCEI e da EDICEI, estimulando a divulgação do Espiritismo por meio de todas as mídias disponíveis.
Sem dúvida, o ambiente de fraternidade e de união e as decisões operacionais do CFN fortaleceram ainda mais o compromisso com a unificação dos espíritas e a divulgação do Consolador.














